SÍNDROME DO CORPO DISMÓRFICO
Síndrome do corpo dismorfico; ao contrário de outros casos de distúrbios psicológicos essa síndrom se caracteriza por afetar a percepção que a pessoa tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo. Essa percepção distorcida pode ser totalmente falsa (imaginária) ou estar baseada em alterações sutis da aparência, resultando numa reação exagerada a respeito, com importantes prejuízos no funcionamento pessoal, familiar, social e profissional. Acomete mais freqüentemente o sexo feminino e inicia-se em geral na adolescência.
A mídia estipulou padrões de beleza associando a uma possível juventude eterna. Estimulou um único estilo de corpo, colocando certos limites. A mídia extrapolou e algumas pessoas frágeis em sua personalidade passaram a acreditar que não seriam aceitas caso não conseguisse obter o corpo tão divulgado, tornando-se obsessão para alguns. Diante do ser aceito e estar belo veio outras patologias como a bulimia.
As pessoas que passaram a desejar o corpo descrito pela mídia entraram em confusão mental, não medindo esforços para conseguir o intento pagando para tal um preço emocional alto. Com o passar do tempo por mais que essas pessoas estivessem magras elas se olhavam no espelho e enxergavam um corpo diferente, havia uma distorção da autoimagem causando o transtorno dismorfico da personalidade.
DO LIVRO EM CONFECÇÃO- SÍNDROMES E DISTURBIOS PSICONEUROLÓGICOS.