Maria Ferreira de Almeida (Maria Almeida), conhecida literariamente como Mariah Ferry, nasceu em 9 de novembro de 1957, filha de Maciel Antônio de Almeida e Maria Anunciada da Silva.
Graduou-se em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, iniciando seus estudos em 1977 e concluindo em 1982. No ano seguinte, começou a atuar na Prefeitura do Município de Maringá e iniciou sua prática em psicologia clínica. Ainda na faculdade, publicou seu primeiro artigo no jornal Folha de Londrina sobre fracasso escolar. Durante sua trajetória profissional, escreveu diversos artigos, incluindo colunas semanais para o jornal O Povo.
Atuou como professora na Universidade Estadual de Maringá e participou de projetos sociais voltados para meninos em situação de rua. Especializou-se em Ludoterapia e Psicomotricidade, embora sua atuação se voltasse predominantemente para a Neuropsicologia. Em 2001, obteve o título de Especialista em Psicologia Clínica e, em 2004, em Neuropsicologia. No ano 2000, ampliou sua atuação para a Medicina Chinesa.
Produção Literária
Em 1996, publicou seu primeiro livro, Quem és tu? (Do aprendizado de não andar pesado), pela Editora Alcance, inspirado por conceitos de Wilhelm Reich. No ano seguinte, lançou o romance A Leveza da Alma, abordando questões existencialistas. Durante esse período, foi Primeira Secretária da Academia de Letras, ocupando a cadeira de Clarice Lispector.
Em 2004, publicou três livros simultaneamente:
-
Diga Não ao Sofrimento (recorde de vendas);
-
Emoções Derramadas (romance filosófico-existencial);
-
A Sereia do Pantanal I e II, uma série infantil voltada para adultos, planejada para ter dez volumes.
Em 2005, lançou Manual para Tratamento de Disgrafia, Disortografia e Troca de Letras, resultado de mais de dez anos de pesquisa, em parceria com Amanda Almeida e Maykonn Almeida.
No ano seguinte, organizou e publicou diversas obras, incluindo:
-
Perdas e Danos;
-
Libertando-se da Vergonha e da Timidez;
-
(Des)Enganos de Amor;
-
Acelerando seu Sucesso;
-
Do Aprendizado de Amar;
-
Jogos de Vaidades.
Todas essas publicações têm foco na autoajuda e reflexão, sendo editadas pela Editora 24x7 de São Paulo.
Em 2009, escreveu um livro sobre Metafísica intitulado E então... Um dia... Chega nosso dia, e lançou também o livro didático Reeducação Psiconeurológica, em parceria com Amanda Almeida e Maykonn Almeida.
Em 2011, publicou Entre Equilíbrios e Desequilíbrios, com base na psicologia junguiana. No ano seguinte, concluiu seu Mestrado em Gerontologia pela Universidade de León.
Em 2013, finalizou o livro Síndrome do Pânico ou X-Tudo, uma obra didática baseada em experiências clínicas, pesquisas e necessidade de diagnóstico diferencial.
Em 2016, concluiu o livro didático Síndromes e Distúrbios Neuropsicológicos, formando uma trilogia com:
-
Reeducação Neuropsicológica;
-
Manual para Tratamento de Disgrafia, Disortografia e Troca de Letras;
-
Síndromes e Distúrbios Neuropsicológicos.
Em 2017, finalizou a coleção Sereia do Pantanal, composta por dez episódios, intitulada Coleção Longe, Muito Longe....
Com uma carreira sólida e versátil, Maria Ferreira de Almeida (Mariah Ferry) deixou sua marca tanto na área da psicologia quanto na literatura, influenciando leitores e profissionais por meio de sua vasta produção intelectual.