Maria Ferreira de Almeida (Maria Almeida), com nome literário de Mariah Ferry, nasceu em 09-11-1957 filha de Maciel Antônio de Almeida e Maria Anunciada da Silva.

Fez sua graduação em Psicologia com inicio em 1977 e termino em 1982, já iniciando seu trabalho na Prefeitura do Munícipio de Maringá em 1983, iniciando também em psicologia clinica. Já na faculdade escreveu seu primeiro artigo na Folha de Londrina sobre Fracasso Escolar. Durante todo tempo que atuava na psicologia escreveu diversos artigos, inclusive com artigos semanais para o jornal do Povo. 
Atuou também como professora na Universidade estadual de Maringá, e também em projetos de “meninos de rua”. Realizou cursos como Ludoterapia e Psicomotricidade, embora atuasse em todas as áreas a tendência era neuropsicologia. Em 2001 recebe o titulo de especialista em psicologia clinica e em 2004 em neuropsicologia. Em 2000 iniciou a trabalhar também com medicina chinesa. 
Com relação a parte literária lançou seu primeiro livro em 1996 depois de ter realizado uma viagem longa e tumultuada com o nome Quem es tu ? (Do aprendizado de não andar pesado) – Editora Alcance. (com certa influencia nos conceitos de Reich) Em 1997 lança seu segundo livro (Romance) A LEVEZA DA ALMA com objetivo de passar ao publico a questão existencialista. Nesse período atuava como primeira secretaria da Academia de Letras com a cadeira de Clarice Lispector. 
No ano de 2004 lança três livros junto; DIGA NÃO AO SOFRIMENTO (com recorde de vendas). Emoções Derramadas (Romance) também sobre questões filosóficas e existenciais e A SEREIA DO PANTANAL I e II (com objetivo de uma serie de 10), esse e um livro infantil para adultos. 
Em 2005 lança O MANUAL PARA TRATAMENTO DE DISGRAFIA, DISORTOGRAFIA E TROCA DE LETRAS, resultado de 10 anos ou mais de pesquisa, juntamente com Amanda Almeida e Maykonn Almeida. 
Em 2006 lança os demais livros que estavam escritos e não organizados. PERDAS E DANOS, LIBERTANDO-SE DA VERGONHA E DA TIMIDEZ, (des) ENGANOS DE AMOR, ACELERANDO SEU SUCESSO, DO APRENDIZADO DE AMAR, JOGOS DE VAIDADES, Todos os livros de psicologia com finalidade de autoajuda e reflexão editados pela Editora 24X7 de São Paulo- SP. 
Em 2009 escreve um livro com assunto bem diferenciado de metafisica. E então... Um dia... Chega nosso dia. Ainda no mesmo ano lança o livro didático REEDUCAÇÃO PSICONEUROLOGICA também com Maykonn Almeida e Amanda Almeida. 
Em 2011 um livro com base junguiana – ENTRE EQUILIBRIOS E DESEQUILIBRIOS. 
Em 2013 frutos de alguns anos de pesquisa termina o livro Síndrome de pânico ou X - tudo. E um livro didático fruto de experiências em consultório, pesquisas e necessidade de um diagnostico diferencial.