SÍNDROME DE ADDISON
Sindrome de addison – neurologicamente perceberemos parestesias nos membros advindas em seguida do comprometimento da sensibilidade vibratória, ataxia sensitiva, sinal de Romberg, sinal de Lhermitte. Os sintomas dependerão da polineuropatia e envolvimento dos cordões posteriores, comprometimento dos cordões laterais e da manifestação na profundidade dos sinais de Babinski bilateral.
Nos estágios iniciais da síndrome a pessoa apresenta perda de apetite, diminuição de peso e da libido, com um quadro moderado de depressão já instalado.
Podem surgir manifestações como- hipotensão, fraqueza, glossite, anorexia, perda de peso, vitiligo, distúrbios esfincterianos, impotência sexual...Disturbios psiquiátricos são frequentes nessa síndrome (apatia, depressão, diminuição do impulso e da iniciativa com flutuações de humor). O quadro e passível de tratamento e cura.
As crises addisonianas são acompanhadas geralmente de síndrome orgânica aguda com obnubilação da consciência (delírio e torpor).
A pigmentação, a hipotensão, hipoglicemia e provas bioquímicas revelam perda de sódio, retenção de potássio e desidratação extracelular ajudarão no diagnóstico.
A síndrome basicamente e um reflexo da falta de vitamina B12
E de natureza autoimune com o diferencial de outras anemias está terá a presença de células antiparietais do estomago.
O tempo de manifestação neurológica e de cinco a dez anos. Há também outras causas que podem desenvolver essa anemia como – gastrectomia, ressecações iliais, doença de Crohn, gastrite atrófica, sprue tropical, doença celíaca e até dieta vegetariana restrita. Ainda pode causar a anemia a exposição ao oxido nitroso ou anestesia, desencadeando manifestações no portador de deficiência da vitamina B12.
O não tratamento vai resultar em manifestações psíquicas, atrofia optica, pode desenvolver um quadro de transtorno afetivo, esquizofrenia e até demências...
O diagnóstico pode ser feito com exames laboratoriais.
O tratamento será feito à base de vitamina B12. Quando a anemia e perniciosa o tratamento irá durar provavelmente por tempo indeterminado.
DO LIVRO- SÍNDROMES E DISTURBIOS PSICONEUROLOGICOS- em confecção.