15/06/2015

SINDROME DE ASPEGER

SÍNDROME DE ASPEGER

A Síndrome aspeger caracteriza-se por déficits na comunicação e interação social, dificuldades em desenvolver e manter conversa em um diálogo, dificuldade em relacionar-se e déficits em comportamentos não verbais. São de difícil interação considerando-se que a sociedade não consegue compreender seu comportamento. Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interação social na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais. Déficit de comportamento social; Interesses limitados; Comportamentos rotineiros; Peculiaridade do discurso e da linguagem; Perturbação na comunicação não verbal; Descoordenação motora. pode apresentar-se desajeitado, aparencia com torpor e inabilidade. Quando criança começa a andar mais tarde, cai muitas vezes, dificuldades ao se vestir. Os movimentos são desajeitados, lentos e pesados. Ao andar apoiam duramente o calcanhar ao solo. Evitam participar da vida social.

Apresentam padrões repetitivos de atividades interesses e comportamento, determinadas estereotipias, insistência em uma única atividade (repetição), interesses restritos, hiper ou hiperatividade.

   A síndrome de aspeger já foi muito confundida com o autismo e foi modificado em 2013 no DSM-V, em que houve algumas mudanças significativas, trazendo nomes diferenciados baseados em diagnósticos diferenciais.

   É um transtorno global do comportamento, variando de pessoa para pessoa, no filme mary &... exemplifica muito bem nas descrições em que o autor interpreta o portador da síndrome.

O portador da Síndrome de Asperger pode desenvolver um interesse intenso e quase obsessivo em algumas atividades e áreas específicas não expandindo as demais. Os sintomas da Síndrome de Asperger podem variar de pessoa para pessoa, e variam também de intensidade e gravidade. Os sinais mais comuns incluem: Problemas com habilidades sociais, comportamentos excêntricos e repetitivos, rituais estereotipados ou não, poucos interesses, problemas de coordenação, são as vezes muito talentosos em uma área e apresentam extrema dificuldade em atividades comuns.  Seus movimentos podem parecer desajeitados e constrangedor.

   A síndrome de aspeger pode estar também acompanhada com outras doenças como depressão, ansiedade, transtorno bipolar...

Como consequência destas dificuldades os portadores de Síndrome de Asperger acabam por se isolar limitando seus interesses a determinados assuntos são atitudes que prejudicarão ainda mais a sua relação com o outro afetando o maior número de casos no sexo masculino.

Uma outra observação é que os portadores não conseguem analisar expressões de outros; alguém pode estar extremamente irritado com o portador e ele julgar que está sendo aprovado ou vice-versa. Normalmente são inexpressivos, como “se faltasse tempero” (expressão Utilizada por alguns deles), parece faltar entusiasmo, daí predominar o mau humor.