28/12/2015

ANOREXIA

ANOREXIA- Na falta do esquema do corpo ou a imagem corporal referente a uma determinada palavra esta não será compreendida por estar vazia de sentido para aquele sujeito.

   Alguns autores consideram que há no anoréxico uma dificuldade em assumir um corpo dada a impossibilidade de aceitar a semelhança com o corpo dos genitores. O anoréxico em seu inconsciente pode não suportar a certeza de possuir um corpo, considerando que esse corpo tão cultuado virá a envelhecer, recaindo sobre essa hipótese o conceito do narcisismo, entrando em sofrimento a imagem. Sua identidade é formada em cima de um corpo que não existe, o fato da pessoa se ver gorda enquanto não é real, significa que está lidando com um simbolismo físico, buscando mais e mais algo perfeito e ideal. O anoréxico não está satisfeito consigo, ele não quer aquele corpo, há uma dificuldade de identidade com ele.

Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença depressão grave ou depressão unipolar é um tipo grave de doença psicológica. Uma pessoa é considerada clinicamente deprimida quando sem explicação apresentam um tipo de comportamento, como um sentimento de vazio, perda da auto-estima e absolutamente nenhuma esperança de felicidade. Algumas pessoas com este transtorno relatam não sentir nada, como se os seus corpos e mentes estivessem vazios.com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.

A não aceitação do eu físico vai se manifestar em diversas doenças autoimunes, que é a não aceitação do eu pele, estes seres gostariam de estar revestidos com outra pele e ter também o toque de peles apenas escolhidas por eles em um processo dilacerante de negação de si, o eu narcísico toma conta. Outra manifestação patológica seria fibromialgia, cujas dores sendo a própria não aceitação o corpo responde com o sofrimento físico e impondo limitações à vida dos pacientes. Estão sempre em estados de depressão, julgam a depressão sempre como a dor que não consegue ser combatida com analgésicos, no entanto as experiências mostram que a fibromialgia desaparece quando o paciente tem a coragem de lidar consigo e mudar totalmente sua vida. As contraturas musculares sentidas pelos portadores de fibromialgia teriam essa função de impor os limites, como se faltasse contornos para o eu pele, como se o envelope cutâneo inexistisse.

do livro- SÍNDROMES E DISTÚRBIOS PSICONEUTOLOGICOS- em confecção