DELIRIO
DELÍRIO- Estado de confusão mental, agudo. Derivado do latim Delirium- significado- sair da pista, descarrilhar.
Tal estado mental manifesta-se por estados diferenciados como obnubilação da consciência, pela incapacidade de concentração no pensamento, pode vir ou não acompanhado de agitação.
É comum a pessoa não lembrar do que se passou o que disse ou fez. Vulgarmente chamamos de “apagão”. Parece haver no momento um comprometimento do juízo e da memória, perde-se o f...oco do pensamento e esse assume um caráter difuso.
Ocorre em diversos estados clínicos como; Febres altas, pneumonia grave, paciente idoso, baixa do cálcio iônico, anemia grave, deliriun tremens e outros.
É um estado emergencial principalmente quando há um desconhecimento da causa. O delírio é um sintoma e não a doença em si.
Diversos são os fatores causadores e a cada dia tem-se descoberto diversos tipos de alterações no organismo que levam a pessoa ao delírio.
A intoxicação por medicamentos, drogas, álcool, alimentos ou falta de determinadas substâncias no organismo explicam muito as causas do delírio. Elimina-se nesse caso os estados de histeria.
Drogas que provocam delírio – antidepressivos, barbitúricos, diazepan, lítio, propranolol. A listagem poderia ser enorme, no entanto considerando a individualidade de cada ser, cada um irá reagir fisicamente e psicologicamente com reações diferenciadas. Todos os fatores externos, internos e emocionais devem ser pesquisados e levado em consideração, afinal o sintoma (delírio) pode levar a um diagnóstico preciso do que realmente está se passando com o paciente.