Personalidade esquizóide
Transtorno de personalidade esquizoide carateriza-se pela indiferença e pelo isolamento social. Este transtorno é mais predominante nas pessoas que têm antecedentes familiares de esquizofrenia ou transtorno de personalidade esquizoide. Como todos os transtornos de personalidade, tem o seu início na idade adulta e costuma dar-se em diversos contextos socioculturais. No transtorno de personalidade esquizoide, há uma predominância pelas atividades solitárias e a introspeção.
Personalidade Esquizóide – Para Mayer-Gross e outros descreve que Berze (1910) mencionou certas características nos pais de tais pacientes como: incapacidade para advertir da doença de seus filhos, timidez e excentricidade. A teoria de Kretschmer nas bases constitucionais do esquizoide.
Os principais sintomas caracteriza-se por indiferenciação afetiva, indiferença perante as relações sociais. Ausencia de desejos em intimidades demonstrando claramente não querer fazer parte de uma familia. Prefere a vida solitaria e atividades que não envolvam pessoas como jogos em computador e passatempos com isolamento social. Algumas pessoas apresentam preferencia por tarefas mecanicas, abstratas ou numéricas.
Mostram-se indiferentes diante de emoções como flerte, provocações. Não costumam ter interesses sexuais com outras pessoas, as relações amorosas não são estáveis.
A indiferença também surge perante criticas ou elogios, não tem interesse pelo que os demais possam pensar dele. Não tem amigos de confiança. Mostra uma frieza emocional que impede a aproximação dos demais. Muitas vezes tem condutas inadequadas para cumprir normas sociais e por esse motivo é visto socialmente como inapto e superficial.
Raramente demonstra raiva ou alegria ou emoções de forma geral. É passivo diante de acontecimentos até que significativos em sua vida.
Pode vir acompanhado com outros transtornos como; depressão, transtorno delirante ou esquizofrenia.